Muitos esperam receber de Deus tudo quanto desejam para a vida aqui neste mundo, e que Deus resolva todos os seus problemas, seja financeiro, acadêmico, empresarial ou conjugal, como se Deus fosse um “Gênio da Lâmpada” que está sempre à disposição do homem para dar tudo o quanto pedir. No entanto, a maior necessidade do homem é a sua SALVAÇÃO ETERNA (sua condição perante Deus).
"Para que buscassem ao Senhor, se, porventura, tateando, o pudessem achar, ainda que não está longe de cada um de nós...porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos... Pois somos também sua geração. Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens. Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam, porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou (Jesus Cristo); e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos (Atos dos Apóstolos 17:27-31).
Não importa o que o homem faça, ele sempre estará em dívida com Deus. Porém, quando ele confessa ao Senhor ser um pecador e que ele, por si só, não consegue fazer nada para mudar isso, e que ele necessita urgente de um salvador, é nesse momento que Deus entra com Sua provisão: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). A partir deste momento "nele crê", Deus muda seu conceito perante Ele, de pecador perdido para filho de Deus. "A todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome" (João 1:12).
"Por tanto, buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas (as coisas que precisamos para a vida neste mundo) vos serão acrescentadas" (Mateus 6:33). "Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós?" (Mateus 6:30). Sua maior necessidade hoje é crer no Senhor Jesus. "Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo" (Atos 16:31). "Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação" (2 Coríntios 6:2).